Histórico dos inícios da ESANTAR

 

11 Mar 82 - Publicado no DOU o Projeto do PROANTAR.

 

06 Jul 82 - Reunião, na FURG, com o Almirante Múcio Piragibe Ribeiro de Bakker, originando o “Protocolo de Intenções” para a construção das instalações da Estação de Apoio Antártico (EAA).

 

08 Fev 83 - Descerramento da placa de início da EAA com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Marinha – Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

 

02 Mai 83 - Assinatura do convênio 070/022/83 para a construção da EAA (1ª fase).

 

02 Dez 83 - Inauguração da ESANTAR – 1ª fase

 

11 mai 84 - Ato Executivo nº 014/84: criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa Oceanográfica e Antártica (NAPOA) com duas divisões    (esta é a data que consideramos para festejar o “aniversário” da ESANTAR).

 

10 jul 84 - Mudança para a ESANTAR

    nov 84 - Início das obras – 2ª fase

16 abr 84 - Inauguração da ESANTAR – 2ª fase. Esta data coincidiu com o retorno do navio “Barão de Teffé” para o Rio de Janeiro (OPERANTAR IV – verão 1984/85).

 

 

 

* ATENÇÃO: aqueles interessados em visitar a ESANTAR-FURG deverão agendar a visita por telefone ou correio eletrônico. Ainda, em alguns períodos do ano como no final na preparação do material que vai para a Antártica (Agosto a Outubro), ou no momento do retorno (Março e Abril) não serão realizadas visitações às nossas instalações, dado o envolvimento da equipe no trabalho mais intenso, e à lotação dos nossos galpões. Obrigado.